Mato Grosso, Quinta-Feira, 02 de Maio de 2024     
Novo Portal
Encontro discute política nacional de pesquisa e pós-graduação
Evento aponta para criação de programas de doutorados integrados entre universidades da região
Encontro discute política nacional de pesquisa e pós-graduação
03/03/2004 10:03:59
por Coordenadoria de Comunicação Social

A política nacional de pesquisa e pós-graduação foi um dos assuntos discutidos no Fórum de Pró-reitores de Pesquisa e Extensão do Norte. Realizado nos dias 12 e 13 de fevereiro em Palmas, capital de Tocantins , o evento teve como ponto de pauta a situação e atuação das universidades que compõem esta regional no que tange a pesquisa e qualificação docente , especificamente em nível de stricto sensu.

A Unemat, uma das instituições de ensino superior que compõem o fórum, esteve representada no evento pelo Pró-reitor de Pesquisa e Graduação, Laudemir Zart , que pontuou as reflexões que circundaram o encontro.

De acordo com Zart, as análises compartilhadas pelos participantes do encontro apontam para uma indefinição na política nacional de qualificação docentes. Isso é visto com grande preocupação pelos membros do fórum que exemplificam este momento enfrentado pelas universidades como reflexo da constante troca de direção da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) “Vivemos uma triste realidade neste período de 2003 em que a Capes não tomou, absolutamente, nenhuma decisão, declarou o pró-reitor que complementou.“ Foi um ano sem chamada para qualificação docente “

Qualificação docente

Também neste aspecto, um ponto de grande discussão trazido pelo fórum é a defesa da realização dos programa de mestrados e doutorados interinstitucionais , os Minter e Dinter, como forma de oportunizar a qualificação docente para universidades da regional Norte, especificamente no que se refere aos doutorados. “A Capes tem que ter uma política para isto , tem que regulamentar os Dinter assim como ela sempre regulamentou o Minter. Isso significa alocar recursos e estruturas necessárias para que sejam concretizados estes programas de doutorados interinstitucionais”, afirmou o pró-reitor.

Alternativas

Como alternativa levantada para a qualificação docente em nível de doutorado foi sugerida durante o evento a realização de programas de doutorados integrados. Estes funcionariam a partir da junção dos quadros docentes tanto das universidades que participam da regional Norte quanto de outras Instituições de Ensino Superior. Nesta perspectiva foram levantadas propostas de projetos de doutorados integrados nas áreas de Educação ; Saúde; Agricultura Tropical ; Desenvolvimento Sustentável; Ecologia ; Ciências Humanas e Sociais . Estas serão encaminhadas para Capes. “A idéia é elaborarmos propostas que deverão ser incorporadas como políticas de atuação pela Capes”, pontuou Zart sobre os posicionamentos defendidos no evento

Um dos pontos deliberados durante o fórum é relacionado a diminuição das assimetrias regionais. Esta se dá pela necessidade de uma maior representação das universidades da regional nas instituições responsáveis pelas políticas nacionais de pesquisa e pós- graduação. De acordo com Zart, para se exemplificar essa relação só no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico(CNPQ) em um universo de 42 consultores 33 são oriundos de universidades da região Sudeste .

Diante desta realidade, o fórum estará organizando no dia 10 de março uma mobilização com a participação dos pró-reitores de pesquisa e pós- graduação, diretores deste setor e reitores. O ato será organizado em Brasília e consiste na entrega do 5º Plano Norte de Pós-Graduação aos ministérios de Ciências e Tecnologia(MCT) e Educação(Mec) e o Congresso Nacional.

Entre outros encaminhamentos deliberados durante o evento está a realização do II Seminário do Fórum de Pró-reitores de Pesquisa e Pós Graduação, marcado para o dia 25 de março em Cuiabá. O evento está aberto também aos professores das instituições que compõem o fórum. Como uma das pautas de discussão do encontro está a Reforma Universitária.

Quadro interno

Para a Unemat as conjunturas apontam para a necessidade de se preparar para futuros programas de qualificação. “Devemos estar preparados para futuros Minter e Dinter, mesmo que a Capes ainda não tenha claro o que será feito. É importante que a Instituição se prepare entrando em contato com outras universidades para futuros programas ” , declarou Zart.

Sobre a efetivação de uma política de pesquisa e qualificação , Laudemir destaca a necessidade da realização do concurso público para docente. “Para termos uma política mais clara tanto de pesquisa quanto pós- graduação é preciso termos a realização do concurso público para docente”, finalizou.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24699 | Impressões: 139514
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada